O Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI), EDF Norte Fluminense e Light apresentam o Dispositivo Separador Óleo-Água (DSOA) na Sessão Internacional Cigre, que tradicionalmente faz parte da Bienal e seria realizado em Paris, mas em função das medidas de sanitárias de prevenção à Covid-19, ocorre em formato de e-session digital, de 24 de agosto a 03 de setembro. A Cigre Session é um renomado evento internacional, que reúne especialistas mundiais em anos pares para discussões sobre o futuro do setor elétrico e apresentação de soluções mais recentes para a cadeia de valor, da geração à distribuição.
O diretor do CGTI, José Eduardo Blanco Querido, apresenta na e-session o artigo técnico (B3-101) sobre as características e contribuições do DSOA para o setor elétrico, no dia 02 de setembro às 10h40 (horário Paris), às 5h40 (horário local), no canal 1 do evento. Somente inscritos no evento podem participar.
O DSOA, já em fase de inserção de mercado, tem como principal característica a sua sustentabilidade, impedindo a contaminação do solo e subsolo de subestação, caso ocorra um vazamento de óleo do transformador de potência.
Apesar de já existirem outros sistemas de contenção de óleo, o DSOA é inovador por ser mais compacto, até 50 vezes menor que o sistema convencional; suporta temperaturas de admissão de óleo de até 240°C, habilitando-o para operação com óleo isolante mineral e vegetal; e possui um sistema de monitoramento de vazamentos. “Do ponto de vista de viabilidade econômica, o novo produto também pode custar 40% menos que o sistema convencional”, explica Eduardo.
O Dispositivo Separador foi desenvolvido em projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no programa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pelo CGTI, EDF Norte Fluminense, Light e Bandeirantes e foi lançado para comercialização no último SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), realizado em 2019, em Belo Horizonte (MG).